Tecnologia do Blogger.

Resenha | A livraria dos finais felizes - Katarina Bivald



Olá, leitores, tudo bem?

Este livro com certeza é um dos meu preferidos do ano. Além de ter me identificado muito com a personagem, me encantei com cada detalhe da história. Se você ainda não o leu, é só continuar lendo a resenha para conhecer um pouquinho desta obra de Katarina Bivald.




Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia, a não ser através dos seus queridos livros. Sara tem uma paixão admitida pelas histórias que cada livro pode proporcioná-la. E é em razão desse gosto é que Sara conhece Amy, uma senhora que também compartilha o mesmo gosto pela leitura.


Está sentindo? Cheiro de um livro novo. De aventuras desconhecidas. De amigos que nunca conheceu, de horas de escapismo mágico esperando por você.

As duas amigas trocam cartas regularmente sobre livros que leem e junto as cartas, enviam os próprios livros. Amy relata sobre sua vida em Broken Wheel, uma cidade pequena e  pacata, sem muitos acontecimentos, mas com vários cidadãos que no final das contas, amam a cidade em que vivem. 

Após algum tempo se falando apenas por cartas, Amy convida Sara a passar férias em Broken Wheel. Porém, ao chegar na cidade, Sara não esperava que Amy havia falecido e que estava acontecendo o velório justo no momento em que chegara. Inicialmente, Sara não sabe o que fazer e a convite dos amigos de Amy, ela fica na casa da amiga. A ideia parece um pouco absurda, mas é o único lugar que ela tem para ficar. 

A moça não sabe o que fará 2 meses em uma cidade pequena e isolada. Apesar de saber muito a respeito de cada amigo de Amy, em razão das cartas detalhadas que ela recebia, Sara ainda é um pouco tímida com cada um deles e não tem total certeza se eles gostam dela. 

A moça vai descobrindo com o passar do tempo algumas particularidades daquela cidade, e decide fazer algo por ela. Amy ficaria muito feliz em vê-la contente na sua cidade e é pensando nisso que Sara resolve se aventurar e criar algo em Broken Wheel. 



Título: A livraria dos finais felizes
Autor(a): Katarina Bivald
Editora: Suma de Letras
Ano: 2016
Número de páginas: 336
Nota: 
Sinopse: Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia — a não ser através dos (vários) livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado.Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo: a cidade precisa de uma livraria.


Minha opinião:

Devo confessar que não imaginava que iria gostar tanto deste livro como gostei. Foi uma leitura bem diferente do que eu estava acostumada atualmente, e posso dizer que valeu muito a pena realizar a leitura com tanto gosto e rapidez. 

Dentre as diversas características positivas que encontrei na história, uma das coisas que mais fez-me continuar lendo foi o fato de eu me identificar tanto com a personagem. Sara não tem muitos amigos, é tímida e a ideia de ter que socializar-se com as pessoas a apavora um pouco. Vive no mundo dos livros, nas mais variadas histórias que eles podem proporcioná-la. Como diria a moça: livros são melhores que pessoas, na maioria das vezes. Até aí deu para perceber o quanto ela é fissurada em livros, não é? Essa semelhança com a personagem causou-me ainda mais desejo em ler o livro.


- E se for um livro que ninguém quer? - Existe uma pessoa para cada livro. E um livro para cada pessoa.  

Os capítulos contam com algumas cartas que Amy enviou à Sara, o que contribuiu para que nós ficássemos mais íntimos da relação das duas amigas e, claro, saber um pouco da vida de Amy e de suas ''crianças'', nome dado carinhosamente por ela à seus amigos, Tom (Sobrinho de Amy), Claire, George, Jhon, Grace, Jen e Caroline. 

O livro é razoavelmente curto e a leitura flui facilmente. Os acontecimentos desenrolam-se rapidamente, o que auxiliou bastante no interesse à história. Entretanto, não faltam detalhes nas cenas e nas particularidades das personagens, tudo é muito bem descrito. 

Apesar de já começarmos o livro com Amy já falecida, a autora manteve a personagem viva de uma maneira diferente no decorrer da história. Ao anexar as cartas ao início de alguns capítulos e até mesmo nas falas de alguns personagens, Katarina soube manter a personagem ''presente'' em muitas partes da história. 

Acho que já deu para perceber que eu amei o livro, não é? E vocês, já leram? O que acharam? Deixe a opinião de vocês nos comentários.



14 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Achei o enredo desse livro absolutamente perfeito e só vendo a sinopse dele pude perceber que poderia ser uma leitura que eu teria o prazer de ler <3
    Parabéns pela resenha e pela dica maravilhosa!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius, tudo bem e você?
      Ahh, fico muito feliz que gostou e que leria este livro! Sério, ele é demais, gostei muito.

      Volte sempre <3
      Beijão

      Excluir
  2. O que mais poderia ser melhor? Amizade + Livros.
    Não conhecia a obra *_*
    Agora quero ler

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada melhor, né? haha Leia sim!

      Beijão

      Excluir
  3. Amei a resenha :D
    Linda foto

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lídia.
    Eu nunca li esse livro mas a sinopse e a capa me agradam muito. Me lembra um pouco A Livraria dos corações solitários, mas espero que esse seja melhor.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      Nunca li ''A livraria dos corações solitários, mas pelo visto você não gostou muito, né?! Vou procurá-lo depois. Fico feliz que tenha gostado da sinopse e espero que leia algum dia.

      Beijão

      Excluir
  5. Oiii tudo bom?

    Eu ja havia visto a capa desse livro na Amazon mas pela sinopse não havia me interessado muito. Amei a resenha e fico feliz em saber o quanto o livro te surpreendeu, é tão bom quando não esperamos nada e acabamos na maior surpresa.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Alice! Tudo bem e você?

      Acredita que eu me interessei justamente por causa da sinopse? haha. Dê uma chance a ele qualquer dia desses, garanto que vai te surpreender também!

      Beijão

      Excluir
  6. Oi Lídia, tudo bom? ^-^
    Desde que anunciaram o lançamento desse livro em 2016 eu fiquei curiosa, tanto pela premissa da história, quanto por conta dessa capa MARAVILHOSA! Mas é aquela coisa né, novos lançamentos, wishlist que não para de crescer... Acabou que o coitadinho ficou esquecido. Confesso que a sua resenha - e esses quotes lindos - me animaram e trouxeram "A Livraria dos Finais Felizes" para o topo da minha lista de próximas leituras - seja ela física ou digital. Espero gostar tanto do livro quanto você! <3

    Um super beijo e um ótimo fim de semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! Tudo bom e você?

      Ahh, sério? Fico feliz que a minha resenha contribuiu para isso <3 Sério, você não vai se arrepender quando ler, é muito amorzinho! E realmente, essa capa é maravilhosaa!!

      Beijão, linda <3

      Excluir
  7. Olá, Lí!
    É tão gostoso quando a gente se identifica com um personagem, né? Nossa, eu adoro, parece que até fico mais empolgada com a leitura.
    Parabéns pela ótima resenha <3.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mô!

      Siimm, é muito bom quando a gente se identifica com algum personagem, parece que entramos dentro da história, haha.

      Obrigadaa, sua linda <3

      Beijão

      Excluir