Tecnologia do Blogger.

Resenha | 1984 - George Orwell

Olá, leitores, tudo bem?


1984 é aquele livro que sempre tive vontade de ler, mas sempre ia deixando para depois. Bem, hoje sei que deveria ter lido antes. Caso você ainda não conheça, é só continuar lendo a resenha para saber as minhas impressões.


Wisnton Smith é um cara de 39 anos, que trabalha no Ministério da verdade, um lugar com o próposito de modificar as notícias do passado publicadas em  artigos e jornais. Na Oceânia, onde Winston reside, ter uma mente livre é um crime gravíssimo, e ao olhar pelas paredes sempre há um poster do Grande Irmão, líder simbólico do partido, que controla tudo e todos. Definitivamente, não há como esquecer que o Big Brother ''está de olho em você''.


Mesmo sendo controlado 24h por dia por diversas teletelas, Wisnton é contra a sociedade totalitária na qual vive e é uma das únicas pessoas que ainda não foi corrompido totalmente pelo Partido. Nutre vagas lembranças do passado, e decide escrever um diário relatando suas experiências e suas indignações a respeito do que é obrigado a vivenciar. 

Ao futuro ou ao passado, a um tempo em que o pensamento seja livre, em que os homens sejam diferentes uns dos outros, em que não vivam sós - a um tempo em que a verdade exista e em que o que for feito não possa ser desfeito: Da era da uniformidade, da era da solidão, da era do Grande Irmão, da era do duplipensamento - saudações!

Em seu anseio por liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Julia, e com uma organização revolucionária secreta. 


Título: 1984
Autor(a): George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1949
Nota: 
Número de páginas: 414
Sinopse: Clássico romance distópico do autor britânico George Orwell. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de Junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário de modelo comunista. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.O romance tornou-se famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um regime coletivista-socialista na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell.


Minha opinião:

Como disse anteriormente, sempre tive vontade de ler o livro, mas nunca tive oportunidade. Enfim consegui lê-lo e arrependo-me de não ter lido anteriormente, pois este livro é incrível! Como primeira obra lida do autor, posso afirmar que me surpreendi bastante e já estou providenciando a leitura de outros títulos do Orwell.

A história é narrada em 3ª pessoa, e totalmente voltada para as vivências e pensamentos de Winston, o protagonista. Orwell consegue nos envolver totalmente na vida de Smith, e por muitas vezes me imaginei sentada ao lado dele, observando a sua rotina de perto. 

Após o envolvimento de Wiston com Julia, podemos ter contato com os pensamentos e ideias da moça, e devo admitir que ela foi a personagem que menos gostei. Para ser mais franca, tinha uma enorme vontade de pular as partes que Julia dialogava com Winston. Julia estava sempre desinteressada nos assuntos que Smith tentava discutir e o seu desdém a isso dava-me muita raiva. Exceto por essas partes, o livro prendeu-me do início ao fim. Considero uma leitura muito necessária a todos. 


E vocês, já leram? O que acharam? Deixe a opinião de vocês nos comentários.






6 comentários

  1. Olá, Lídia!
    Do Orwell eu só li "A revolução dos bichos" e foi uma leitura muito boa, fiz aos meus 17, mas não lembro de muitos detalhes. Pretendo ler 1984 porque acho que os livros do Orwell têm críticas muito fortes e que são necessárias. Espero ficar tão envolvida quanto você!

    Xoxo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Haise!

      Estou querendo ler ''A revolução dos bichos'', me disseram que é um livro ótimo também. Na verdade, queria ler todos os livros do Orwell, pois depois que li 1984, fiquei encantada com a escrita dele.

      Espero que goste tanto quanto eu!

      Beijão

      Excluir
  2. Estou lendo ele agora, e estou gostando. Quando eu terminar, volto aqui para escrever o que achei.
    PS: Sua resenha ficou ótima.

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou um pouco atrasada, já deve ter terminado de ler. O que achou?

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijão

      Excluir