27 novembro, 2017

4 livros que se passam no Afeganistão

Olá, leitores, tudo bem?

Após eu ter lido Uma pequena casa de chá em Cabul (Resenha aqui) e ter adorado, pesquisei outros livros com essa mesma temática. Ainda que eu não tenha lido todos, em breve vocês verão resenha deles aqui no blog.






1- A cidade do Sol - Khaled Hosseini

Sinopse: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.



2- Uma pequena casa de chá em Cabul - Deborah Rodriguez

Sinopse: Sunny é a orgulhosa proprietária de uma pequena casa de chá no coração do Afeganistão e precisa de um plano genial – e rápido – para manter o local e os clientes seguros. Yasmina, uma jovem grávida que fora roubada de seu distante vilarejo e abandonada nas ruas violentas de Cabul. Candace, uma americana rica que finalmente trocou o marido pelo amante afegão, o enigmático Wakil. Isabel, uma jornalista determinada com um segredo que pode privá-la da maior reportagem de sua vida. Halajan, a “mãe” do grupo, uma idosa cujo antigo caso de amor vai contra todas as regras. Essa pequena casa de chá em Cabul atende homens e mulheres, expatriados, funcionários da ONU e mercenários; todos em busca de um momento de paz em uma região onde a tensão paira no ar e uma bomba pode explodir a qualquer momento, mas também se torna o cenário para o encontro dessas cinco mulheres que, mesmo tão diferentes entre si, compartilham segredos e tornam-se amigas com uma relação extraordinária.



3 - Cabul no Inverno - Ann Jones


Sinopse: Depois de cessado o bombardeio de Cabul, Ann Jones, premiada jornalista e ativista dos direitos da mulher, partiu para a cidade destruída esperando levar ajuda a um lugar a que os Estados Unidos, seu país, só haviam levado destruição.Este é o relato cortante de uma cidade lutando para erguer-se das ruínas. Trabalhando junto a uma infinidade de empobrecidas viúvas de guerra, recapacitando professores de inglês de Cabul, silenciados durante longo tempo, e inspecionando os presídios femininos da cidade, Jones adentra uma ampla comunidade de mulheres forçadas a viver à margem da sociedade: meninas-noivas fugitivas, prostitutas humilhadas, esposas desprezadas, vítimas de estupro. Nas ruas e nos mercados, ela ouve a versão afegã dos supostos benefícios trazidos pela queda do Talibã e aprende que considerar as mulheres como seres humanos inferiores é a norma, não uma aberração de um governo ostensivamente repressor. Jones contrasta os diferentes modos pelos quais a educação, a cultura e a política afegãs têm sido repetidamente sequestradas? por comunistas, extremistas islâmicos e ocidentais defensores do livre mercado? sempre com resultados desastrosos. E ela revela, nos pequenos acontecimentos, os grandes descompassos: entre as promessas e as realizações dos Estados Unidos, entre a nova ?democracia? e os ainda poderosos déspotas locais, entre o que é alardeado e o que acontece na vida real.A um tempo indignado, profundo e extraordinariamente belo, Cabul no Inverno dá vida às pessoas e ao cotidiano de um lugar cujo futuro depende tanto do nosso.

➼ Encontrei este livro logo após terminar a leitura de Uma pequena casa de chá em Cabul e, claro, não poderia deixar de colocá-lo na minha lista de leitura. Será a minha primeira leitura do mês de dezembro e confesso que estou muito ansiosa para lê-lo.



4- O caçador de pipas - Khaled Hosseini

Sinopse:O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.



Extras: 

Achei interessante listar outros livros que pesquisei que não se passam no Afeganistão e sim, na Índia. Mas que com certeza são interessantes como os outros acima. 


A doçura do mundo - Thrity Umrigar 


Sinopse: Após perder seu marido, Tehmina Sethna está emocionalmente fragilizada. Por isso, ela decide aceitar o convite de seu filho, Sorab, para passar um tempo com ele em Ohio, nos Estados Unidos. Lá, Sorab, um homem de 38 anos que fugira da Índia para mudar de vida, se casou com Susan. Os dois tiveram um filho, Cavas, e vivem uma vida perfeita ao estilo americano. O que parecia ser um recomeço, porém, deixa Tehmina numa situação delicada. Sem conseguir se adaptar à cultura ocidental, Tehmina sofre com a rejeição de sua nora e se sente sozinha no mundo, mesmo quando Sorab a convida para morar com ele. Ela tem que escolher entre a nova vida e o retorno à cidade de Bombaim, que cada vez mais lhe desperta saudades. É aí que Tehmina, ao ajudar dois meninos que moram na casa ao lado e são maltratados e negligenciados pela mãe, rompe, sem querer, as barreiras entre as duas culturas.



Os filhos da meia-noite - Salman Rushdie


SinopseDuas crianças, uma hindu e outra muçulmana, nascem num hospital de Bombain no exato momento em que a Índia se torna uma nação independente: meia-noite do dia 15 de agosto de 1947. Uma enfermeira ressentida troca os dois bebês, cujas trajetórias vão se misturar com a complexa e acidentada história da própria Índia contemporânea.









E vocês, já leram algum dos livros citados? Gostaram? Deixe a opinião de vocês nos comentários para termos discussões literárias. 


P.S. Mudei algumas coisinhas por aqui, espero que tenham gostado ♥ 


8 comentários:

  1. Quantas indicações maravilhosas! Eu tenho um pouco de medo de ler os livros do Khaled Hosseini e não gostar hahah não sei o motivo, mas sinto que não consigo ler! xD Desde que tu leu Uma pequena casa de chá em Cabul eu tô com vontade de conhecer esse livro e a vontade é forte, espero ler em breve! Quero ler todos na lista, aliás, mas PRECISO, NECESSITO conhecer a escrita de Thrity Umrigar, já vi comentários muito positivos sobre ela.

    Ótimo post, é sempre bom pegar umas indicações e MENINA, EU AMEI ESSA HEADER NOVA DO BLOGUINHO, ADOREI MESMO, FICOU LINDO AAAA ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, fico até com medo de falar demais de um livro e a pessoa ler e acabar não gostando, mas amei muito Uma pequena casa de chá em Cabul. Se você ler, me fala, hein? haha Então, também tô vendo muitos comentários sobre a Thrity, tô bem curiosa para ler algum livro dela.

      Ahhh, fico tão feliz que tenha gostado do header!! Eu também adorei ♥

      Beijão

      Excluir
  2. Já li a maioria deles, como vc sou apaixonada por essas histórias diferentes, de mundos distantes do nosso...desses a India é a única que se parece com nosso país, adorei sua postagem viu, vou te seguir, retribui?

    https://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É muito interessante ler sobre mundos diferentes do nosso, né? Gosto muito. Fico feliz que tenha gostado!

      Beijão

      Excluir
  3. Olá, eu conheço A Cidade do Sol já me indicaram esse livro mas ainda não li Uma pequena casa de chá eu não conhecia e gostei da premissa. O Caçador de Pipas é bem conhecido mas também não li.

    https://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila!

      O caçador de pipas é bastante conhecido mesmo e eu ainda não li também. Bem, aconselho a ler Uma pequena casa de chá em Cabul, como disse, gostei muito!

      Beijão

      Excluir
  4. Olá, Lí!
    Menina, você está arrasando demais com esse blog <3.
    Muita gente me fala de A Cidade do Sol, acho que vou colocar ele na lista. Adoreeei sua listinha, espero que faça mais desse tipo :D.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mô!

      Ahhh, obrigada <3

      Então, estão me falando muito sobre este livro também, mas ainda não consegui lê-lo. Que bom que gostou da listinha, providenciarei outras em breve :D

      Beijão

      Excluir